Bem vindo à Nano Cell!
Na Nano Cell você pode ver as mais recentes notícias, análises e muito mais, álem de poder compartilhar as suas dúvidas e problemas para ser ajudado.

Para poder participar no fórum, você deve estar registrado e logado.

Registre-se e participe no fórum.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo à Nano Cell!
Na Nano Cell você pode ver as mais recentes notícias, análises e muito mais, álem de poder compartilhar as suas dúvidas e problemas para ser ajudado.

Para poder participar no fórum, você deve estar registrado e logado.

Registre-se e participe no fórum.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre a divulgação e alteração de ESN e IMEI

Ir para baixo

Sobre a divulgação e alteração de ESN e IMEI Empty Sobre a divulgação e alteração de ESN e IMEI

Mensagem por Okdok Qua 23 Jun - 13:17

Sobre a divulgação e alteração de ESN e IMEI



ESN


Electronic Serial Number - Número Serial Eletrônico, é um número atribuído a cada estação móvel no momento de sua fabricação. Geralmente, o fabricante o escreve na parte posterior do aparelho, onde é colocada a bateria. Pode vir escrito na forma decimal (11 dígitos numéricos) ou hexadecimal ( 8 dígitos alfanuméricos). Os três primeiros algarismos no número em decimal ou os dois primeiros em hexadecimal indicam o fabricante.




IMEI


International Mobile Equipment Identity (IMEI), um número de identificação do aparelho com 15 algarismos, que é programado na fábrica. O IMEI, ao contrário do ESN dos demais sistemas celulares digitais, não tem participação ativa no cadastro do usuário. Um SIM chip (ou usuário) pode utilizar diversos aparelhos ou IMEI diferentes.

Como o SIM chip pode ser utilizado por diversos aparelhos, um usuário mal intencionado pode fazer uso de aparelhos roubados mais facilmente. Ao contrário dos sistemas atuais o GSM permite ao usuário trocar de modelo sem necessitar realizar novamente a habilitação. Para reduzir os transtornos causados pelo furto de celulares, várias operadoras vêm tentando impedir o uso de celulares roubados em suas redes.


Funcionamento do IMEI


Cada vez em que é ligado, o celular executa um procedimento conhecido como registro. Durante este processo, o IMEI do celular é checado em um banco de dados chamado EIR - Equipment ID Register que fica na operadora. Nesta base de dados o aparelho pode ser caracterizado como verde, cinza ou preto.

  • Verde representa que o celular encontra-se regularizado.

  • Cinza que o celular é suspeito de roubo ou fraude.

  • Preto que o celular é roubado e não pode ser utilizado.



O EIR é hoje o principal mecanismo de combate ao roubo de celulares. Já começam a surgir no mundo grandes bases de dados que alimentam os bancos de dados das operadoras com o IMEI de aparelhos roubados; algo como um SPC dos celulares roubados.

Teoricamente esse sistema funcionaria, não fosse um detalhe quase desapercebido, o IMEI de um aparelho pode ser trocado. Ao trocar o IMEI do celular roubado, o ladrão seria capaz de limpar o celular. Isso acaba alimentando a indústria de roubo de aparelhos de Celular GSM.

Além da fraude acima onde IMEIS "LIMPOS" são utilizados para esquentar celulares roubados outra forma de fraude é a clonagem do celular. Procurando minimizar o problema, foram criados vários sistemas capazes de traçar perfis do usuário. Através desse tipo de sistema, um usuário que fizesse uso de muitos aparelhos (IMEI) diferentes seria facilmente identificado e poderia ter seu comportamento questionado pelas operadoras ou monitorado pela polícia. Trata-se de uma solução semelhante aos sistemas de combate à fraude, já utilizados. No entanto, os sistemas podem não funcionar tão bem quanto se imagina. Considerando que o IMEI pode ser alterado basta mudar o IMEI do celular roubado para um IMEI já mapeado como legítimo para o sistema não ser capaz de identificar a fraude.




Portanto é proibida a divulgação e métodos de alteração de números IMEI e ESN de celulares aqui no fórum para a segurança de todos que o utilizam.

Alteração de ESN e IMEI são para fins de reparo no ATC (celular) e somente efetuadas em oficinas/lojas autorizadas e de forma "legal". Qualquer alteração que não seja para fins corretivos é "ilegal" e portanto crime perante a lei vigente.
Okdok
Okdok
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 32
Núm. Mensagens : 239
Localização : São Paulo
Humor : Simpatico
Data de inscrição : 15/03/2010

https://daveweb.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos