Bem vindo à Nano Cell!
Na Nano Cell você pode ver as mais recentes notícias, análises e muito mais, álem de poder compartilhar as suas dúvidas e problemas para ser ajudado.

Para poder participar no fórum, você deve estar registrado e logado.

Registre-se e participe no fórum.

MIT: nanotubos de carbono podem aumentar a autonomia das baterias

Ir em baixo

MIT: nanotubos de carbono podem aumentar a autonomia das baterias

Mensagem por Okdok em Qui 15 Jul - 10:25

Não resta dúvidas de que notebooks, smartphones, filmadoras e outros dispositivos móveis estão cada vez mais presentes nas vidas das pessoas, mas todos têm um sério problema: a autonomia de suas baterias é pequena, fazendo com que uma tomada por perto seja uma necessidade constante. No entanto, pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) encontraram na nanotecnologia uma possível solução para isso.

Uma pesquisa realizada pela instituição mostrou que o uso de nanotubos de carbono como eletrodos em uma bateria composta por íons de lítio é capaz de aumentar cerca de dez vezes a capacidade energética do dispositivo. Com isso, seria possível fazer que com as baterias de aparelhos portáteis tivessem uma autonomia muito maior sem a necessidade de aumentar seu tamanho físico. O interessante é que, futuramente, essa tecnologia poderia ser aplicada também em máquinas maiores, como carros movidos à eletricidade, por exemplo.

Os pesquisadores do MIT também constataram que o uso dos nanotubos oferecem mais uma vantagem: depois de mil ciclos de carga e descarga nas baterias testadas, verificou-se que não houve alteração significativa na composição dos materiais dos dispositivos, indicando que a utilização dos nanotubos poderia também proporcionar maior tempo de vida útil.


avatar
Okdok
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 27
Núm. Mensagens : 239
Localização : São Paulo
Humor : Simpatico
Data de inscrição : 15/03/2010

http://daveweb.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum