Bem vindo à Nano Cell!
Na Nano Cell você pode ver as mais recentes notícias, análises e muito mais, álem de poder compartilhar as suas dúvidas e problemas para ser ajudado.

Para poder participar no fórum, você deve estar registrado e logado.

Registre-se e participe no fórum.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo à Nano Cell!
Na Nano Cell você pode ver as mais recentes notícias, análises e muito mais, álem de poder compartilhar as suas dúvidas e problemas para ser ajudado.

Para poder participar no fórum, você deve estar registrado e logado.

Registre-se e participe no fórum.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Tutorial] Saiba O que é overclock

Ir para baixo

[Tutorial]  Saiba  O que é overclock  Empty [Tutorial] Saiba O que é overclock

Mensagem por Okdok Sáb 17 Jul - 13:23


O que é Overclock?

Basicamente nos PCs, overclock é fazer com que o hardware trabalhe em uma velocidade acima da original estipulada pelo fábricante, com isso você consegue ganhar um desempenho maior sem gastar praticamente nada.

Além do overclock temos também as modificações no hardware, também conhecidas como mod, que não deixa de ser um overclock, essas modificações no entando visam habilitar alguma coisa que está desativada pelos fabricantes para que possam vender um produto mais barato, sem ter que investir em outra linha de montagem para isso.

Como funciona o Overclock?

Para entender o overclock, vamos tomar como exemplo os processadores, um modelo bem conhecido da galera e que fez a alegria dos overclockers pelo mundo, os já falecidos Atlhons XPs ( conhecidos também como K7 ).

Produzir um processador ou qualquer transistor em miniatura é um trabalho complicado, imaginem vocês que cada um dos 36.000.00 dos transistores dos Atlhons é apenas 13 vezes maior que um átomo (130nm) , e as empresas vão diminuindo essa medida cada vez mais com o passar dos anos, em breve estaremos no processo de 65nm, os processadores atualmente usam o processo de 90nm.

Fazer um componente de precisão com peças tão pequenas além de não ser tarefa fácil exige muito investimento, seria praticamente inviável investir em máquinas que fizessem um processador 1700+, uma outra para o 2000+, mais uma outra para o 2400+ e assim por diante, fora esse detalhe tem outro que é a qualidade do material que será usado na fabricação, esse material é o silício.

Esse silício são barras cortadas horizontalmente, e fica na forma de um disco como mostra a figura abaixo, outros pedaços serão cortados, trabalhados e sobrepostos uns sobre os outros formando assim um tipo de “wafer” de silício.

[Tutorial]  Saiba  O que é overclock  97121307db6

O que isso tem haver com overclock?

Agora todo mundo tem uma idéia básica de como são feitos os processadores, o que muitos não sabem é que aquela “bolacha” de silício que é fundida a altíssimas temperaturas tem partes que acabam sendo impuras, a melhor parte do wafer de silício para se fazer um processador é o centro que é o mais puro, conforme vamos aproximando das bordas vai ficando cada vez mais complicado de tirar processadores que consigam pelo menos funcionar com uma voltagem aceitável.

Ou seja todo Atlhon XP começando pelo 1700+ até os 2800+ são exatamente iguais, feitos na mesma medida, na mesma fábrica e tem a mesma quantidade de transistores, o que muda é a freqüência de trabalho deles, essa freqüência é determinada pela AMD com base no local do wafer de onde eles foram feitos, ela consegue isso fazendo uma combinação de pontes que são cortadas a laser que estão no processador, a combinação dessas pontes podem determinar a voltagem, o multiplicador e o FSB que será multiplicado para alcançar a velocidade desejada. Então saibam que o processador só tem a velocidade definida depois de pronto, logo abaixo você pode ver essas pontes na foto do processador, elas são aqueles pequenos pontinhos dourados:

[Tutorial]  Saiba  O que é overclock  32440585nd3
[Tutorial]  Saiba  O que é overclock  55348452qn2

Todo processador recebe um código chamado OPN que mostra esses detalhes e é por esse código e um pouco de pesquisa que você descobre um bom processador para over só olhando para ele, no caso dos Atlhons XP, esse código está impresso naquela etiqueta preta como mostra a foto acima.

Então, se um processador Atlhon XP 1700+ é tirado da pior parte do wafer de silício, como eu posso fazer um overclcock para 2800+ ?

A resposta é simples, no mundo se consome muito mais processadores de baixo custo como foram os casos dos Atlhons 1700+ e 2000+ do que os outros modelos mais rápidos e caros, o que acontece é que quando falta um desses processadores para não perder vendas as empresas muitas vezes tem que pegar aqueles que poderiam ser os 2800+ e 2600+ e vender como um 1700+ ou 2000+ , e nenhum processador pode ser vendido no seu limite, as empresas sempre deixam uma margem de segurança que pode ser explorada para fazer um overclock.

Então, nem sempre overclock pode ser considerado perigoso, se você tem um processador 1700+, mas que na verdade seria um 2800+ não temos motivos para não aproveitar essa oportunidade de ter um processador mais rápido sem gastar nenhum centavo! O que se deve observar sempre é a temperatura, o cooler deve ser trocado pelo o equivalente ao do 2800+.

Hoje em dia graças as novas tecnologias, as empresas estão conseguindo cada vez mais com que a dissipação térmica não seja um problema para aumentar o clock dos processadores, de um mesmo wafer até os processadores tirados das bordas conseguem ser excelentes para overclock, os modelos mais baratos que tem uma velocidade menor além da margem de segurança eles trabalham em freqüências bem reduzidas e com isso sobra muito espaço para overclockar, atualmente uso um processador que trabalha em 1.6ghz original de fabrica, mas em overclock ele trabalha em 2400ghz diários sem aumento da voltagem, perfeitamente estável e o mais importante é que mesmo assim ele não aquece muito, o que é um fator importante para não diminuir sua vida útil.

Então eu posso fazer overclock sem problemas de diminuir a vida útil do meu hardware?

Um processador é feito para durar em média 20 anos, quanto mais rápido ele trabalhar mais os elétrons entrarão em atrito com o silício e isso pode diminuir a vida útil de um processador, entretanto se um processador durar 10 anos ainda sim vale a pena, a informática evolui muito rápido em 10 anos é bem provável que seu processador não compre nem um saquinho de jujubas, isso se você não o tiver trocado até lá, quanto vocês acham que vale um 486Dx4 ou um Pentium 100 hoje em dia? Para muitos esses processadores nem tem utilidade mais ( alguns fazem chaveiros com eles...).

Tomando os devidos cuidados, você pode fazer um upgrade barato e o melhor, quase de graça, ou ter um processador barato com desempenho dos processadores mais caros e rápidos da atualidade. ok.gif

Só quero avisar, que esse tópico visa esclarecer as dúvidas que muitos usuários tem em fazer ou não o overclock, não nos responsabilizamos por qualquer dano causado ao seu hardware, antes de fazer qualquer coisa é melhor pesquisar um pouco e conhecer sobre o assunto, não é difícil e não exige nenhuma faculdade para isso.



Colaboração: Another
Okdok
Okdok
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 32
Núm. Mensagens : 239
Localização : São Paulo
Humor : Simpatico
Data de inscrição : 15/03/2010

https://daveweb.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos