Bem vindo à Nano Cell!
Na Nano Cell você pode ver as mais recentes notícias, análises e muito mais, álem de poder compartilhar as suas dúvidas e problemas para ser ajudado.

Para poder participar no fórum, você deve estar registrado e logado.

Registre-se e participe no fórum.

Comissão Europeia multa fabricantes de memória por formação de cartel

Ir em baixo

Comissão Europeia multa fabricantes de memória por formação de cartel

Mensagem por Okdok em Qui 15 Jul - 11:25

A Comissão Europeia anunciou a aplicação de um total de 331 milhões de euros em multas a nove fabricantes de chips de memória RAM: Elpida, Hitachi, Hynix, Infineon, Mitsubishi, Nanya, NEC, Samsung e Toshiba. O motivo? Formação de cartel, isto é, a prática anticompetitiva de combinação de preços. A empresa Micron também está envolvida no caso, mas não foi multada por ter informado a existência do cartel à Comissão Europeia em 2002.

A coreana Samsung foi a mais penalizada e terá que pagar nada menos que 145 milhões de euros de multa. Para definir o valor da punição para cada fabricante, A Comissão Europeia levou em consideração parâmetros como volume de vendas nos países da União Europeia, alcance geográfico e natureza da infração. As multas só não foram maiores porque a Comissão Europeia concedeu desconto de 10% às companhias que reconhecessem seu envolvimento no caso, o que foi feito por todas.

O cartel teria funcionado entre julho de 1998 e junho de 2002, e envolveu a troca sigilosa de informações entre as empresas mencionadas para “equilibrar” preços de memórias RAM que seriam comercializadas para fabricantes de PCs e servidores.

avatar
Okdok
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 27
Núm. Mensagens : 239
Localização : São Paulo
Humor : Simpatico
Data de inscrição : 15/03/2010

http://daveweb.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum