Bem vindo à Nano Cell!
Na Nano Cell você pode ver as mais recentes notícias, análises e muito mais, álem de poder compartilhar as suas dúvidas e problemas para ser ajudado.

Para poder participar no fórum, você deve estar registrado e logado.

Registre-se e participe no fórum.

MIT desenvolve fórmula matématica para prever engarrafamentos

Ir em baixo

MIT desenvolve fórmula matématica para prever engarrafamentos

Mensagem por Okdok em Qui 15 Jul - 9:52

Ficar preso no trânsito é uma coisa muito desagradável. Você fica horas preso em congestionamentos intermináveis, que você nem sabe por que começou e perde parte do seu precioso tempo. Mas matemáticos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, desenvolveram uma fórmula para prever o surgimento dos chamados “congestionamentos fantasmas”, aqueles engarrafamentos que surgem de uma hora para outra, sem motivo aparente.

O modelo matemático é baseado num modelo desenvolvido por cientistas japoneses, que descreve como e por que os engarrafamentos são formados. A análise inclui fatores como freadas súbitas ou a circulação de veículos muito próximos uns dos outros. As equações são semelhantes às usadas para descrever a mecânica dos fluidos, onde fatores como velocidade e densidade afetam a vazão, ou no caso, o fluxo de carros e como isso provoca os congestionamentos.

O modelo não contribui para acabar com congestionamentos, infelizmente, mas pode ajudar especialistas em planejamento viário em determinar os limites de velocidade adequados e quantidades de pistas das vias. O estudo também pode contribui para identificação de locais com maior densidade de veículos e maior risco de acidentes. Por enquanto, o jeito é não se estressar muito com os engarrafamentos e sonhar com fórmulas matemáticas, esperando que elas minimizem a lentidão do trânsito.

avatar
Okdok
Administrador
Administrador

Masculino
Idade : 27
Núm. Mensagens : 239
Localização : São Paulo
Humor : Simpatico
Data de inscrição : 15/03/2010

http://daveweb.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum